Economia

Ibovespa sobe quase 3% e dólar fica a R$ 5,54 com as eleições nos EUA

Em Nova York, Dow Jones e S&P 500 fecharam ambos com alta de 1,95%, enquanto o Nasdaq teve ganho de 2,59%

São Paulo – O mercado nacional manteve o desempenho positivo nessa quinta-feira, acompanhando o bom humor no mercado internacional, em mais um dia de espera pela divulgação dos novos números da apuração da eleição dos Estados Unidos. Nesse cenário, a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, terminou o dia com forte alta de 2,95%, aos 100.751,40 pontos, enquanto o dólar fechou com baixa de 1,91%, a R$ 5,5459, após a divulgação da reunião do Federal Reserve (Fed, o BC americano).

Sobre as eleições, a imprensa internacional noticiou que Donald Trump perdeu na Justiça uma demanda para tentar parar a contagem de votos no Estado de Michigan. O presidente americano disse ainda que pretende entrar com pedidos de análise em todos os estados no qual seu concorrente Joe Biden ganhou, sob a alegação de fraude, o que pode arrastar os resultados por semanas. Resultados de Estados decisivos como Georgia, Nevada e Pensilvânia ainda são aguardados pelo mercado.

Assim, os ganhos nas bolsas se distribuíram nessa quinta da Ásia à Europa e aos Estados Unidos. Em Nova York, Dow Jones e S&P 500 fecharam ambos com alta de 1,95%, enquanto o Nasdaq teve ganho de 2,59%.

“Mesmo que a mudança de presidente [nos EUA] seja uma realidade, o que naturalmente traz volatilidade, o mercado está focado em dois aspectos: novo pacote de estímulos será liberado e a maioria republicana no Senado deve dificultar os planos de Biden de implementar mudanças drásticas na taxação das empresas”, observa o analista. “Em outras palavras, as incertezas sobre mudanças expressivas do lado legislativo e sobre programas que colocariam em xeque a saúde fiscal dos EUA foram mitigadas”, diz Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.