Cotidiano

Ibope: Russomanno mantém liderança na eleição de SP

São Paulo – O Ibope divulgou na tarde desta sexta-feira mais uma pesquisa sobre a eleição em São Paulo. O deputado Celso Russomanno (PRB) segue na liderança com 29% das intenções de voto. A senadora Marta Suplicy (PMDB) mantém-se no segundo lugar com 10%, embolada com a deputada Luiza Erundina (PSOL), que tem 8%, o prefeito Fernando Haddad (PT), com 7%, e o empresário João Doria (PSDB), também com 7%.

A sondagem foi feita entre os dias 23 e 26 deste mês, quando a candidatura de Marta ganhou o reforço do então pré-candidato do PSD, Andrea Matarazzo, que virou vice da senadora. A reviravolta eleitoral, entretanto, não provocou mudanças na intenção de voto em Marta até o momento, conforme o Ibope. Marta registrou agora o mesmo índice da pesquisa realizada em 21 de junho.

Russomanno registrou um crescimento dentro da margem de erro, de 4 pontos percentuais ? de 26% para 29%. Erundina e Haddad também mantiveram suas intenções de voto. Doria oscilou um ponto para cima.

Em um cenário sem Russomanno, Marta tomaria a dianteira com 18%, seguida de Erundina (12%), Hadddad (9%) e Doria (8%). O deputado pode tornar-se ficha suja se for condenado pelo Supremo Tribunal Federal por peculato. A previsão é que o julgamento ocorra na volta do recesso dos ministros.

SEGUNDO TURNO

Russomanno vence em todos os cenários se segundo turno testados pelo Ibope. A disputa mais apertada é com Marta (52% a 27%) e Erundina (54% a 25%). Contra Haddad, o candidato do PRB venceria por 59% a 17%, e com Doria a disputa ficaria em 57% a 17%.

REJEIÇÃO

Haddad é o candidato com maior índice de rejeição (43%), seguido por Marta (36%). Erundina tem 28%, Russomanno, 17%, e Doria, 13%.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região e ouviu 602 pessoas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número SP-07058/2016.