Cotidiano

Ibope: Em Vitória, disputa fica apertada às vésperas do segundo turno

RIO ? Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado, os candidatos a prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) e Amaro Neto (SD), aparecem tecnicamente empatados na véspera do segundo turno. Rezende, atual prefeito e que busca a reeleição, tem 45% dos votos totais, enquanto Neto aparece com 43%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Brancos e nulos somam 9%, enquanto 3% não souberam ou não quiseram opinar. O Ibope entrevistou 602 eleitores na capital capixaba, na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo ES-00672/2016.

No levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 15 deste mês, o atual prefeito aparecia com 51% dos votos totais, enquanto Amaro Neto tinha 38%. A diferença entre os candidatos nos votos totais, portanto, caiu de 13 para 2 pontos percentuais.

O nível de confiança do levantamento divulgado neste sábado é de 95%, ou seja, esta é a chance de que a pesquisa retrate o atual momento do eleitorado. Quando se leva em consideração somente os votos válidos, descontados os votos em branco, nulos e os indecisos ? mesmo procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado final da eleição ?, Luciano Rezende tem 51%, contra 49% de Amaro Neto.