Cotidiano

IBGE divulga a inflação de setembro

56111388_EC Rio de Janeiro RJ 11-04-2016 - Pessoas fazem compras no mercado Prezunic em Botafogo.jpg

RIO – O IBGE divulgou nesta sexta-feira o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro.

ipca 0710

Na mais recente edição do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, economistas do mercado financeiro reduziram pela terceira semana consecutiva a previsão para a inflação deste ano. A mediana das projeções é que o índice encerre 2016 em 7,23%, ainda acima da meta do governo, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em 2015, a inflação ficou em 10,67%.

O BC prevê que o IPCA fique abaixo desse limite no ano que vem, segundo o relatório de inflação divulgado na semana passada ? o primeiro após a troca de comando na autarquia, hoje presidida por Ilan Goldfajn. A expectativa da autoridade monetária é que o índice oficial encerre 2017 em 4,4%, mas os analistas ouvidos pelo Focus ainda não estão tão otimistas e veem a taxa em 5,07%.

GRÁFICO – IPCA mês a mês

Alcançar a meta é considerada uma das condições para que o BC inicie o ciclo de corte de juros. A taxa básica, a Selic, está em 14,25% desde julho do ano passado.

A instituição já avisou, no entanto, que o alívio monetário depende de outros fatores, como a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos. Na noite desta quinta-feira, o texto-base do relatório da medida ? principal arma do governo de Michel Temer para atacar a crise fiscal ? foi aprovado na comissão especial criada na Câmara dos Deputados para analisar a proposta.

GRÁFICO – IPCA acumulado no ano