Cotidiano

Ibema tem perdas com descaso

Por 11 anos, de 2005 a 2016, obras públicas não receberam manutenção e foram sucateadas

Há várias formas de desprezar o dinheiro público. A mais comum é por meio da corrupção, que desvia mais de R$ 200 bilhões por ano no País. É dinheiro que vai para o bolso de políticos e servidores sem escrupulos. Mas existem outros meios de menosprezar uma receita que, bem aplicada, transformaria cidades, estados e o Brasil em uma superpotência. Ibema sente na pele um dos efeitos do descaso governamental. Por 11 anos, de 2005 a 2016, obras públicas não receberam manutenção e foram sucateadas.

Arrosi lembra que quando assumiu, em 1997, a fisionomia de Ibema estava muito distante do que se poderia esperar de um município. “Mais parecia um potreiro”, define o tucano, que permaneceu no cargo por duas gestões. Em oito anos, diversos projetos de infraestrutura foram executados. Ruas e avenidas foram pavimentadas, foram construídos meios-fios e calçadas, além da instalação de bueiros para o correto escoamento da água das chuvas. “Porém, sem a devida manutenção boa parte do que foi feito foi perdido”.

O problema é grave, segundo levantamentos encomendados pelo prefeito. “Algumas coisas, com muito sacrifício e empenho, conseguiremos consertar. Mas outras foram inviabilizadas”, diz Arrosi. O mesmo descaso que empobreceu a estética urbana traz perdas à agricultura e pecuária. Muitos trechos de estradas rurais, inclusive de calçamento, foram abandonados em um completo descaso com quem trabalha, produz e merece ter qualidade de vida e perspectivas.

Aos poucos, o cenário começa a mudar, mas os custos para consertar o que foi estragado é muito maior do que o volume de dinheiro que seria necessário caso as manutenções tivessem sido feitas com regularidade e responsabilidade. “Vou, gradualmente, devolver as condições que Ibema e a sua comunidade sempre mereceram ter. Mas, para isso, preciso contar com o apoio e a ajuda de todos os moradores que, como eu, amam esse município e querem o melhor para a sua gente e para o seu futuro”, afirma o prefeito Adelar Arrosi.