Cotidiano

Ibema pede ajuda para repor viatura sucateada

A administração pública de Ibema aguarda resposta da Secretaria de Estado da Segurança à reivindicação de repasse de uma viatura zero quilômetro para a unidade da Polícia Militar do município. A solicitação foi apresentada há algumas semanas ao deputado estadual Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, que reforçou o pedido junto ao secretário da Segurança, Wagner Mesquita de Oliveira.

No argumento a Traiano e informado a Mesquita, o prefeito Adelar Arrosi ressalta que a viatura à disposição da Polícia Militar de Ibema está em estado precário e não tem a mínima condição de atender aos deslocamentos e patrulhamentos do efetivo. Sem um veículo em boas condições para atender ocorrências e chamados dos moradores, há sérios prejuízos aos trabalhos e às ações dos policiais, conforme Arrosi. O prefeito se diz otimista e espera que o anúncio de liberação de um novo veículo, por parte do governo estadual, ocorra nos próximos dias.

Os índices de violência cresceram muito principalmente nos últimos 15 anos no Brasil e os municípios de pequeno porte já não contam com o grau de segurança e a tranquilidade que tinham no passado. “Dormir com a porta destrancada e a janela aberta, deixar a chave do carro na ignição são coisas que há muito ficaram para trás. Infelizmente, nem nas propriedades rurais das pequenas cidades do Oeste é possível dormir e viver tranquilamente como ocorria há alguns anos”, lamenta o prefeito Adelar Arrosi.

Para enfrentar uma situação preocupante como essa, o prefeito de Ibema vê algumas atitudes como fundamentais. A educação começa em casa, com o bom exemplo e a orientação dos pais, é consolidada na escola, no convívio social e com a observação de posturas principalmente de quem representa a comunidade. “Ao mesmo tempo em que as leis e a justiça devem ser cuidadosamente aplicadas, é imprescindível que os valores e a ética voltem a estar presentes nos mais diversos ambientes sociais. Só assim, teremos chance de construir cidades, estados e um País melhores e mais seguros”