Cotidiano

Ibema orienta sobre cadastro biométrico

O cadastro biométrico para eleitores da Comarca de Catanduvas, que abrange também os municípios de Ibema e de Três Barras do Paraná, já começou. O fórum eleitoral atende em dias úteis das 12h às 19h. Para atender ao chamado da Justiça Eleitoral, que moderniza o processo de votação eleitoral em várias regiões do País, o eleitor das cidades vizinhas precisará, por conta própria, deslocar-se até Catanduvas. Não é permitido que as prefeituras coloquem ônibus à disposição para que os eleitores possam se integrar à mudança.

Diante disso, a administração pública de Ibema intensifica orientações para que as pessoas se dirijam a Catanduvas e se integrem à biometria – uso de equipamentos tecnológicos para votar por meio da leitura da impressão digital. Para não perder viagem, é importante que os moradores de Ibema saibam quais são os documentos necessários para fazer a biometria, diz o prefeito Adelar Arrosi (PSDB).

A Justiça Eleitoral pede o seguinte: documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar), título de eleitor e comprovante de residência (são aceitas contas de luz, água, telefone, IPTU, e para moradores da zona rural, vale também a nota de produtor rural). A emissão do comprovante não pode ser superior a 90 dias. O término do cadastramento biométrico está previsto para outubro de 2019.