Cotidiano

Ibema estimula adoção de hábitos para vida saudável

O município de Ibema, de 6,3 mil habitantes, será um dos participantes da edição de 2017 do Dia do Desafio, uma campanha mundial voltada à promoção da saúde e do bem-estar. Organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em parceria com a prefeitura, ele está agendado para o dia 31 de maio e envolverá a população em diversas atividades.

O Dia do Desafio foi criado em 1984 por uma entidade esportiva canadense, a ParticipAction, que tinha por intenção fazer com o que exercício físico pudesse ser empregado para romper a perigosa rotina do sedentarismo. Durante um dia, as pessoas são motivadas a participar de atividades diversas e, com isso, despertar para uma nova vida, mais saudável e ativa. Durante o desafio, no qual uma cidade disputa com outra (geralmente de outro país), cada participante precisa se movimentar por pelo menos 15 minutos.

No Brasil, o Dia do Desafio passou a ser praticado em 1995. A cada ano, um número maior de cidades participa e os resultados são considerados muito bons. Há uma crescente onda entre as pessoas, das mais diversas idades, de decidir praticar uma atividade física ou esportiva e colocar de lado os riscos de doença que o sedentarismo traz. “Teremos uma programação especial em Ibema e desde já convidado a todos para que participem. Vale muito a pena praticar exercícios, viver melhor e ser feliz”, diz o prefeito Adelar Arrosi.

Programação

A programação agendada para 31 de maio, em Ibema, é a seguinte: 15h desafio de futsal masculino e jogo de queimada feminino entre as escolas da rede municipal de ensino Getúlio Vargas x Octavio Simoni; 18h30 corrida e caminhada de rua. O percurso será de dois quilômetros. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Esportes de Ibema de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h.

O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível. A última atividade está marcada para as 20h30, um jogo amistoso de futsal (categoria livre) entre as seleções de Ibema e de Catanduvas. Será no Ginásio Municipal de Esportes e a entrada é um quilo de alimento não perecível.