Cotidiano

Ibema colhe frutos com inclusão

Diversas ações práticas ajudam a explicar a mudança de cenário

A geração de empregos é a melhor ferramenta de inclusão social já criada. E a eficiência dessa constatação é mais uma vez comprovada em Ibema, onde o prefeito Adelar Arrosi (PSDB) prioriza meios de oferecer acesso ao trabalho e renda a pessoas de todo o município. “E já estamos com índice de desemprego próximo de zero, uma conquista para um município que, até o fim do ano passado, vivia um dos seus piores momentos”.

Diversas ações práticas ajudam a explicar a mudança de cenário. Uma delas foi a instalação da Agência de Empregos. Ela atua proativamente e busca oportunidades a pessoas que queiram trabalhar, produzir e conquistar a sua independência financeira. Arrosi também desenvolve, gradualmente, projetos de fortalecimento do setor produtivo e vence etapas para a implantação do primeiro parque industrial do município.

A oferta de empregos traz mudanças no cotidiano de uma população. E uma das mais intensas, conforme o prefeito de Ibema, é perceber que um número crescente de pessoas deixa de depender de projetos sociais. “Inclusão social é criar oportunidades, estimular as pessoas a empregar seus talentos, a ter independência e a perceber que nada supera a dignidade”. Somados, os atendimentos do Cras, Creas, Conselho Tutelar e outros foi de 112 pessoas, ou 1,7% da população local.

Inclusão é o oposto de exclusão, uma prática perversa que aliena as pessoas. Por outro lado, inclusão é respeito, valorização, oferecer possibilidades de crescimento a todos. O assistencialismo, segundo o prefeito, é uma das mais perversas invenções de certos grupos políticos. “Ele se baseia no aliciamento político das classes menos favorecidas que são usadas como massa de manobra para que alguns oportunistas vivam na abundância e no luxo. Excesso para alguns, miséria para outros. Não é assim que se constrói um país melhor”, pontua Arrosi.