Cotidiano

Ibama dá licença para linha de transmissão que conectará Belo Monte ao Rio

BRASÍLIA – A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo assinou nesta quinta-feira a licença prévia ambiental da linha de transmissão que vai se estender por 2,5 mil quilômetros e ligar a usina hidrelétrica de Belo Monte ao Rio. O Ibama impôs, porém, condicionantes para a elaboração do projeto, como evitar a afetação nascentes, veredas, residências e de unidades de conservação.

a licença emitida, aquela que permite o início dos projetos básicos e de engenharia, o Ibama condicionou em 0,5% do valor de referência do projeto o grau de impacto da obra, o máximo possível. Isso significa que os investidores terão de pagar esse percentual dos cerca de R$ 10 bilhões previstos para o investimento ? quantia que se aproxima do valor de referência do Ibama.

Nos últimos dias, executivos da chinesa State Grid, que controla a concessionária Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE), vinham pressionando o governo pela liberação da licença. O prazo máximo para deliberação do Ibama, porém, é 7 de abril, tendo em vista a data de entrega do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) em 7 de julho de 2016.