Agronegócio

Iapar: 46 anos de pesquisa e evolução para o campo

A sede do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) em Londrina abre suas portas na manhã deste dia 29 de junho para as celebrações do 46º aniversário de fundação do Instituto. O evento será marcado por inaugurações de obras, lançamentos de um livro e de uma cultivar de trigo, homenagens e anúncio dos vencedores do projeto “Vigilantes do Amanhã”, parceria entre Iapar, Núcleo Regional de Educação de Londrina e jornal Folha de Londrina.

A programação começa às 8h30 com a reunião anual do Conselho de Administração do Iapar, presidido pelo secretário de Estado da Agricultura, George Hiraiwa, e integrado pelas Secretarias de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia e pelas principais entidades do segmento agropecuário do Paraná (Faep, Fetaep, Ocepar, Abrasem, Embrapa, Emater, Sociedade Rural do Paraná e outras).

Atrações

Às 10h começa o evento em si, com inaugurações do edifício do novo laboratório de solos e da ampliação e modernização da unidade de beneficiamento de sementes do Iapar.

Na sequência, haverá o lançamento do livro “Cultivo da Seringueira no Paraná”, primeiro e único do País sobre o tema, fruto de anos de pesquisa do Iapar, de autoria dos pesquisadores Jomar Paes Pereira, Alex Carneiro Leal e André Medeiros Ramos.

Haverá também o pré-lançamento da nova cultivar de trigo Potyporã, desenvolvida em parceria tecnológica entre Iapar e Fundação Meridional, entidade privada que reúne empresas de sementes de vários estados brasileiros e que busca na pesquisa pública alternativas aos monopólios tecnológicos das grandes multinacionais.

O processo de implantação da Política de Inovação do Iapar, que insere nas normas institucionais todos os dispositivos da legislação federal e estadual, dando mais flexibilidade a parcerias com o setor privado, será concluído amanhã com a assinatura da regulamentação dessa política.

Finalizando, haverá o anúncio dos vencedores do projeto “Vigilantes do Amanhã”, um concurso de fotos legendadas sobre a importância da preservação do solo e os perigos da erosão urbana e rural, que mobilizou 12 turmas de 7º ano de escolas estaduais da região nos meses de maio e junho. Parceria do Iapar com o Núcleo Regional de Educação de Londrina e página “Folha Cidadania”, da Folha de Londrina, o projeto foi lançado na ExpoLondrina 2018 pela governadora Cida Borghetti e pela secretária de Educação Lúcia Cortez, cujas presenças são esperadas no evento desta sexta-feira.

Caminhos da agroinovação

O evento de celebração dos 46 anos do Iapar faz parte da campanha “Paraná 2018 – Caminhos da Agroinovação”, que prevê a realização de eventos em todas as regiões do Estado, durante o ano, visando à divulgação e ao fortalecimento da pesquisa pública agropecuária do estado do Paraná.

A campanha, uma parceria entre Iapar e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, é patrocinada por Faep-Senar (Federação da Agricultura do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), BRDE (Banco Regional do Extremo Sul), Ocepar (Sistema das Cooperativas do Paraná), Biopark (Parque Tecnológico de Biociências de Toledo), Cocamar (Cooperativa Agroindustrial de Maringá), Itaipu Binacional e Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).