Cotidiano

IAP regulariza empreendimento náutico em Foz

Foz do Iguaçu – O presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entregou ontem a Licença Ambiental de Operação de Regularização do Iate Clube Lago Itaipu, em Foz do Iguaçu. O iate clube é o primeiro da região oeste a receber a licença de regularização e será modelo para regulamentação dos demais empreendimentos náuticos.

Estima-se que no entorno do reservatório do lago da Usina de Itaipu há cerca de 60 empreendimentos náuticos que precisam se regularizar ambientalmente. “O trabalho que começa a ser feito agora no oeste já é realizado em outras regiões, como no litoral, que conta com o acompanhamento e apoio da Justiça Federal e do Ministério Público Federal”, explica o presidente do IAP.

O comodoro do Iate Clube, Admir Dacorreio, afirmou que a regularização ambiental do empreendimento era um objetivo há quase 20 anos.

O licenciamento de empreendimentos náuticos passou a ser uma exigência ambiental no Paraná em agosto de 2013. O objetivo é garantir que todos os empreendimentos estejam ambientalmente adequados, com medidas de controle e proteção ambiental.

São considerados empreendimentos náuticos edificações como marinas, garagens náuticas, plataformas de pesca e outras que contemplem estruturas como atracadouros, trapiches, rampas, docas, píeres e flutuantes.