Cotidiano

IAP regulamenta licenciamento ambiental a estações chaves

Curitiba – A portaria 160/2017 estabelece os documentos necessários para o desenvolvimento das estações – que são subestações de energia simplificadas. Elas fazem parte do programa Mais Clic Rural, que garante qualidade no fornecimento para consumidores do campo

Foi publicada nesta quinta-feira (21) portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que estabelece o procedimento administrativo de licenciamento ambiental para a criação em todo o Estado de estações chaves – subestações de pequeno porte para transmissão de energia para domicílios. A portaria 160/2017 estabelece os documentos necessários para o desenvolvimento das estações.

Estação chave é uma subestação simplificada, que permite adotar tecnologias de automação para restabelecer o sistema com muito mais rapidez em caso de falta de energia para garantir a qualidade de energia fornecida ao campo, com estabilidade, diminuição ou eliminação dos picos de energia. Facilita também para manutenção, podendo ser desligado ramais sem interferir no fornecimento de energia no restante da região.