Cotidiano

IAP alerta cuidados com reprodução de espécies nativas

Curitiba – A primavera é a época do ano em que mais ocorre a reprodução de animais de espécies nativas silvestres. O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) alerta que é nesta época em que os animais ficam vulneráveis e precisam de cuidados. O IAP pede para que as pessoas não mexam nem retirem ninhos de passarinhos e ninhadas de outros animais do lugar.

“É importante que as pessoas saibam que ao mexerem nos ninhos e nas ninhadas, apesar de bem-intencionadas, prejudicam os animais. Os animais irão embora assim como chegaram, naturalmente, sem a necessidade de ajuda do ser humano”, explica Edilaine Vieira, diretora de Licenciamentos Especiais do IAP.

Desde o início do ano, o IAP recebeu aproximadamente 150 animais entregues voluntariamente. Desse total, 90% foram encontrados machucados, muitos sendo aves com fratura nas asas e/ou mamíferos com patas quebradas e vítimas de atropelamento.

Do início da primavera até agora, cerca 50 animais foram entregues, a maioria filhotes de aves retiradas do ninho, como a situação de sete Periquitos-rico entregues por uma pessoa que retirou o ninho do forro da casa.

O IAP recebeu 20 filhotes de gambá que foram encontrados depois que suas mães foram mortas por cachorros ou pessoas. “O IAP trabalha para manter os animais vivos e proporcionar sua reabilitação para que possam voltar à natureza, mas o trabalho é muito mais difícil quando eles estão fora dos ninhos. É necessário manter a temperatura ideal do local, dar alimentação adequada e em horários estabelecidos e substituir todas as carências criadas pela falta dos pais”, conta Edilaine.

Foi o que ocorreu com três filhotes de corujas orelhudas: elas caíram, uma de cada vez, de um ninho em uma escola de idiomas no bairro Bom Retiro, em Curitiba, oferecendo riscos aos estudantes e aos próprios animais. Sob orientação dos técnicos do Instituto, elas foram recolhidas e levadas para tratamento em um veterinário parceiro que as reabilitou para que pudessem retornar à natureza.

O QUE FAZER

Ao encontrar um animal fora do ninho, as pessoas devem observar por até 24 horas. Nesses casos a mãe pode vir alimentar o filhote, mesmo no chão. Caso isso não ocorra, aí o filhote deve ser recolhido com cuidado e levado até o IAP.

O IAP é responsável por fazer o recebimento de animais nativos silvestres, tratamento e destinação adequada, mas não faz o recolhimento dos mesmos.