Saúde

Huop: Serviço de Obesidade retoma com acompanhamento em grupo e encontros mensais

Os pacientes esperam e buscam a mudança de vida através do grupo

Huop: Serviço de Obesidade retoma com acompanhamento em grupo e encontros mensais
Mais um grupo teve a oportunidade de iniciar o acompanhamento do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), na manhã dessa segunda-feira (21). Os encontros em grupo foram paralisados durante a pandemia da Covid-19, com objetivo de evitar a proliferação do vírus. “Esse grupo é formando por novos pacientes selecionados pela 20ª Regional de Saúde, são pacientes regulados, que para chegar até esse serviço precisa passar pelo encaminhamento através das Unidades Básicas de Saúde”, explica o médico e coordenador do Serviço de Obesidade do Huop, Allan Cezar Faria Araujo.
O grupo iniciou com grandes expectativas para a cirurgia bariátrica. Em 2019, o Huop foi credenciado para realizar a cirurgia bariátrica, porém, devido à pandemia, as cirurgias não puderam ser realizadas. “Vale lembrar que o Huop é credenciado desde 2019 como um serviço de alta complexidade. A partir desse credenciamento, além de todo o tratamento, nós também vamos oportunizar, oficialmente, a partir de agora, a cirurgia bariátrica”, afirma Allan.
Janaína Santos Ferreira conta que estava bastante ansiosa para esse dia. “Tenho a expectativa de conseguir fazer a cirurgia, ter uma vida melhor, porque tenho família, filho, para ter disponibilidade de brincar mais, sair, ter uma vida, porque querendo ou não você acaba perdendo muito da vida por ser um pouco acima do peso”, conta.
Os pacientes esperam e buscam a mudança de vida através do grupo. Muitos acabam perdendo bastante peso ao decorrer dos encontros e passam a não ter a necessidade de fazer a cirurgia. Nas reuniões são feitos o cadastramento dos pacientes, acolhida, e a partir daí serão acompanhados com toda a equipe multidisciplinar. “Nós temos uma programação predefinida para seis meses, e a partir daí eles entrarão também em um grupo, pacientes que estarão aptos ou selecionados para a cirurgia, pacientes que deverão retornar às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para manter um tratamento clínico, seja para redução de peso ou seja por um perfil que não é cirúrgico”, diz o coordenador do Serviço de Obesidade, Dr Allan. Todo o acompanhamento é feito junto à equipe multidisciplinar que conta com docentes, profissionais de diversas áreas, como nutricionista, farmacêuticos, fisioterapeuta, endocrinologista, cirurgião, acadêmicos e residentes.
É toda essa ajuda e acompanhamento que faz com que Maria Aparecida Ferreira confie e crie uma grande expectativa para cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida. “Eu espero conseguir fazer a cirurgia, me recuperar bem e além da estética, parar com os medicamentos que tomo devido à saúde. Fiquei muito animada com os encontros”, comenta.
Assessoria