Cotidiano

HUOP promove conscientização e combate ao câncer

Das 8 às 12 horas de sábado, uma equipe de médicos dermatologistas, equipe de Enfermagem e acadêmicos de Medicina estarão no Ambulatório

Cascavel – O HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) promove sábado (26) uma campanha de combate ao câncer de pele. Esta campanha faz parte do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, realizada há 17 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e antecipa também a Campanha #DezembroLaranja.

Das 8 às 12 horas de sábado, uma equipe de médicos dermatologistas, equipe de Enfermagem e acadêmicos de Medicina estarão no Ambulatório do HUOP realizando os atendimentos. As pessoas que desejam realizar a consulta devem se dirigir até a recepção do Ambulatório para retirar a senha e aguardar seu número ser chamado. O Ambulatório fica localizado no prédio de ensino do HUOP e a entrada é pela Rua Carijós, ao lado do Banco de Leite. O atendimento é gratuito.

Segundo o médico dermatologista e professor da Unioeste Hirofumi Uyeda, o objetivo é prestar orientações à população de como prevenir o câncer de pele, esclarecer dúvidas sobre a proteção contra o sol, além de realizar alguns procedimentos. “Pacientes que precisarem de acompanhamento ou algum tratamento específico,  serão realizados aqui no HU e em casos de maior necessidade serão encaminhados para outro hospital de referência”, explica.

No ano passado, foram avaliados 218 pessoas, 19 casos suspeitos de câncer de pele que foram agendados para exame de biopsia ou tratamento no HU e 43 casos de lesões pré-cancerosas, tratadas no mesmo dia com crioterapia por nitrogênio.

“Neste ano queremos aumentar o número de atendimentos, por isso chamamos a população para vir até o Ambulatório do HUOP no sábado realizar esta avaliação. Para nós é muito importante identificar estes casos e poder orientar a população sobre prevenção”, destaca Hirofumi.

Câncer de pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A melhor maneira de evitar este câncer é a prevenção, como: usar protetor solar diariamente, evitar exposição ao sol entre 10h e 16 horas, usar camisetas, chapéus e óculos de sol, além de consultar um dermatologista.