Saúde

HUOP conta com pulverizador com eletrostática para desinfecção hospitalar

HUOP conta com pulverizador com eletrostática para desinfecção hospitalar

A desinfecção é essencial para garantir a segurança dos servidores e pacientes, além disso, evita infecções no ambiente hospitalar. Essa limpeza no hospital, chamada de terminal, abrange as superfícies verticais, horizontais, além do mobiliário e é realizada em todos os setores.

Para ajudar ainda mais na eficácia da desinfecção, o HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) agora conta com mais um equipamento, o pulverizador com eletrostática, que garante a limpeza em locais onde o trabalho manual não alcança. “São frestas da cama, grades de equipamento, roda de carrinhos de transporte da unidade, que muitas vezes o produto não chega apenas com a limpeza manual e com esse pulverizador, pudemos perceber que o produto alcança esses lugares”, diz o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

O produto utilizado para desinfecções no hospital é um quaternário amônia, que não requer fricção, ou seja, é eficaz apenas no contato com a superfície, e é esse o produto a ser utilizado com o equipamento. “O pulverizador é indicado para ser utilizado após a limpeza manual, e então, ele faz o envelopamento.

Ele gera através de uma frequência, uma carga eletrostática em que a gota desse produto sai carregada e com a diferenciação de potencial entre o objeto e essa gota, gera a atração. Assim, elas se repelem procurando outras superfícies que não tenham a gota, e o produto alcança os lugares onde o trabalho manual não alcança. O objetivo é evitar a proliferação de vírus, bactérias e fungos”, explica o sócio da Life Spray, Denis Pitarelli, que disponibilizou o equipamento ao Huop.

Na entrega do equipamento, foi realizada uma demonstração com luminol, produto utilizado para visualização em luz negra da pulverização. “É perceptível que em pouco tempo de aplicação, o produto se espalha rapidamente em toda a superfície”, avalia o diretor geral, Rafael Muniz de Oliveira.

Covid-19

No Hospital Universitário essa desinfecção é realizada diversas vezes ao dia, em diversos setores. No caso de admissão de pacientes, por exemplo, o leito hospitalar somente é liberado após essa limpeza terminal. Hoje, ela demora cerca de 1 hora para ser concluída e o pulverizador deve garantir uma segurança ainda maior para os servidores e pacientes que estejam em contato com esse leito. “É bastante ágil, é necessário esperar cerca de 10 minutos após a aplicação para o produto secar”, enfatiza Denis Pitarelli.

O equipamento foi disponibilizado ao hospital em forma de comodato pela Life Spray, para ajudar na desinfecção, principalmente devido à pandemia da covid-19. Nesse momento, em que os números de casos estão aumentando na região, o equipamento é essencial para garantir uma segurança e eficácia ainda maior da desinfecção. “Será bastante útil na unidade covid-19, principalmente nesse momento crítico que estamos vivenciando com a pandemia. Acreditamos que o equipamento vai nos ajudar muito mais no combate as infecções hospitalares, principalmente a bactéria KPC, que possui resistência a vários antibióticos, entre outras, que também podem estar presentes nessa unidade. Essa parceria é fundamental para que possamos garantir uma segurança ainda maior no ambiente hospitalar nesse momento”, conclui Rafael.

A entrega e demonstração do equipamento foi acompanhada também pelo diretor administrativo, Rodrigo Barcella, diretora de Enfermagem, Sara Treccossi, assessores, Misael Oliveira, Narciso Comíssio, e coordenadora do serviço de apoio, Eliane Terezinha Barbosa.