Cotidiano

Huawei quer elevar presença de seus smartphones na América Latina

Hwavei.jpgXANGAI, China – A Huawei quer aumentar a presença de seus smartphones na América Latina. Segundo afirmou nesta quinta-feira Ken Hu, um dos três diretores-executivos da companhia, a participação de mercado da companhia é “muito baixa na região”, apesar do potencial do mercado consumidor local, destacou o executivo.

? Apesar do tamanho do mercado consumidor local, a penetração de nossos smartphones é muito baixa na América Latina. Logo, vamos trabalhar junto às operadoras locais para aumentar a fatia de mercado de nossos aparelhos nos países da região ? contou Hu a jornalistas durante o Huawei Connect, evento promovido pela companhia em Xangai e que atraiu 20 mil participantes.

Hu, que trabalhou na unidade brasileira da Huawei por dois anos, não citou especificamente o país na estratégia. Atualmente, os celulares da Huawei não estão disponíveis no varejo brasileiro e só podem ser comprados via importadoras. No passado, a companhia chegou a oferecer modelos de entrada no Brasil, mas sua estratégia mudou há alguns anos.

No mundo como um todo, a companhia tem sido capaz de elevar sua importância no segmento de smartphones. Segundo a firma de pesquisa IDC, a participação de mercado global dos smartphones da Huawei em 2015 foi de 7,4%, atrás dos 22,7% da Samsung e dos 16,2% da Apple. Um ano atrás, sua participação era de 5,7%. Em junho, Richard Yu, diretor-executivo da divisão de consumo da companhia, afirmou ao site Zdnet que sua fatia havia subido 8,5% após o lançamento dos celulares P9, modelos mais sofisticado da chinesa.

Na terça-feira, uma porta-voz da Huawei afirmou que não poderia comentar sobre a estratégia da companhia sobre o lançamento de aparelhos para consumidores finais no Brasil. Hoje, a companhia atua no país sobretudo como fornecedora de equipamentos e infraestrutura para operadoras de telefonia.

Hu também afirmou que vê oportunidades no segmento de “enterprise” (soluções de tecnologia para empresas) na América Latina no momento em que companhias promovem avanços em suas infraestrutura de ICT (tecnologia de comunicação e informação, na sigla em inglês).

*O repórter viajou a convite da Huawei