Cotidiano

HU dá início ao projeto Cãoterapia

Nicolau levou alegria às crianças internadas
Nicolau levou alegria às crianças internadas

A visita foi surpresa e cheia de sorrisos. Os abraços foram trocados pelo contato com um cachorro, que foi preparado para passar a tarde com as crianças internadas na ala pediátrica do HU (Hospital Universitário) de Cascavel.

A ansiedade de ver o cão foi tanta do Guilherme Alves Krassuski que foi difícil se despedir. A mãe, Rosângela, conta que ele tem dois cachorros em casa e que sente saudades dos pets. “A hora que ele ouviu que seria uma visita de cachorro, ficou superanimado. Ele gosta muito, está com saudade dos que tem em casa e isso, com certeza, renovou suas energias. Estamos desde terça-feira [6] no hospital investigando uma dor, fazendo muitos exames. Em alguns momentos eles ficam entediados, então essas atividades distraem as crianças e a nós, mães”, disse Rosângela.

A visita do cachorro no hospital faz parte do projeto Cãoterapia e visa melhorar os aspectos emocionais, sociais, físicos e cognitivos dos pacientes internados. Essa é a primeira vez que o HU realiza um projeto de humanização com foco no tratamento com a visita de animais. “É um entretenimento para as crianças e, mais que isso, faz com que elas aceitem melhor o tratamento realizado no hospital”, explica a coordenadora médica da Ala Pediátrica, Caroline Sato.

Antes da visita, Nicolau, um basset hound de quatro anos, foi avaliado. “Ele é muito dócil com todos que tem contato, especialmente com as crianças. Um dos pontos primordiais a serem avaliados”, ressalta a médica-veterinária e tutora do cachorro, Bruna Zuffo.