Cotidiano

HSBC corta cargos de alto escalão em banco de investimento, diz agência

LONDRES – O HSBC começou a cortar cargos de alto nível em sua divisão de banco de investimento, movimento que pode atingir dezenas de empregados no mundo todo, de acordo com fontes com conhecimento direto do assunto, segundo a Reuters. A ação faz parte do plano em andamento da instituição financeira de reduzir custos.

O HSBC começou a informar funcionários nas divisões bancárias e de mercados globais em Londres na semana passada, disse uma das fontes, com mais uma rodada de cortes esta semana devendo afetar cerca de 10 pessoas sêniores na unidade.

Um porta-voz do HSBC não quis comentar.

A última rodada de cortes de empregos no maior banco da Europa refleta a tentativa do co-chefe global do HSBC, Matthew Westerman, em impor sua marca, disseram duas fontes.

O HSBC anunciou em fevereiro que Westerman, ex-Goldman Sachs, para ocupar o cargo na divisão de investimento, ao lado de Robin Phillips. O banco anunciou ao mesmo tempo que ampliaria a unidade bancária global, ao colocar sob seu guarda-chuva o negócio de financiamento de capital.

Há um ano, o diretor-executivo Stuart Gulliver delineou um plano de três anos para reduzir a rede global do HSBC, fechando negócios não lucrativos e eliminando até 25 mil postos de trabalho. O corte de custos de Gulliver ajudou o banco a superar estimativas de analistas quanto ao resultado financeiro do primeiro trimestre. No primeiro período, o lucro caiu 15% no banco.