Cotidiano

HRW questiona bombardeio ?acidental? de campo de refugiados na Nigéria

ABUJA – O bombardeiro aéreo que deixou mais de 70 mortos e pelo menos 120 feridos em um campo de refugiados em Rann, na Nigéria, atingiu áreas densamente povoadas, informou Human Rights Watch (HRW) nesta quinta-feira, citando a revisão de imagens de satélite. A Força Aérea Nigeriana (NAF), responsável pelo ataque, afirmou que a incursão foi acidental, pensando tratar-se de um ponto estratégico do grupo extremista Boko Haram. No entanto, a ONG questiona tal versão ao afirmar que as imagens registradas mostram um complexo militar perto da zona atacada.

?A presença do que parece ser um grande complexo militar nigeriano na entrada da cidade, a 100 metros de um dos locais de impacto, levanta questões?, disse o grupo. ?Os militares deveriam saber que a área estava repleta de civis e tomar precauções para não feri-los durante quaisquer operações cujo alvo seja militantes do Boko Haram que podem estar na área.

A organização, com sede em Nova York, disse que a NAF deveria ter reconhecido previamente que o alvo tratava-se de umzona civil. O órgão se recusou a comentar o assunto. Nova trabalhadores humanitários estavam entre os mortos. Ao menos 35 estruturas, incluindo abrigos para deslocados, foram destruídos, segundo a HRW.

?O Exército nigeriano tomou um importante e raro passo de aceitar a responsabilidade por este terrível ataque?, afirmou Mausi Segun, pesquisador sênior para Nigéria na Human Rights Watch. ?Agora deve ir além e explicar como chegou a atacar um local de deslocados, e indenizar os feridos e parentes daqueles que perderam suas vidas?.

-A NAF afirmou que os civis foram acidentalmente mortos e feridos no ataque, mas nem o órgão, nem o governo forneceram dados oficiais sobre o número de atingidos. Em comunicado, a Força Aérea disse nesta quinta-feira que formaria um quadro de autoridades para investigar o ataque e evitar acidentes futuros.

A Humand Rights Watch afirma que o bombardeiro poderia violar leis humanitárias internacionais, pois, enquanto não intencional, poderia ter sido indiscriminado.