Cotidiano

HQ de quadrinista brasileiro premiada na Europa vai virar filme

Sem-Título-11_JObuCwW.jpg Links QuintanilhaRIO ? No fim de janeiro, não faltavam motivos para o quadrinista brasileiro Marcello Quintanilha comemorar. Afinal, no dia 31, “Tungstênio”, sua graphic novel, vencia o prêmio Polar de melhor história policial na 43ª edição do Festival Intenacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, principal premiação europeia voltada ao gênero. Agora, o niteroiense radicado em Barcelona desde 2002 terá sua obra adaptada para o cinema.

Segundo o portal “UOL”, o longa, uma parceria da Paranoid com a Globo Filmes, será dirigido pelo cineasta Heitor Dhalia (de “O cheiro do ralo” e “Serra Pelada”) e terá Marçal Aquino e Fernando Bonassi como roteiristas, além da consultoria artística de Guel Arraes. As filmagens devem começar em novembro deste ano em locações na Bahia, mas o filme ainda não tem previsão de lançamento.

Ambientada em Salvador, a história de ?Tungstênio? acompanha as agruras de quatro personagens: um sargento reformado do exército, um jovem traficante, um policial e sua mulher. É uma mudança e tanto das ambientações do início de sua carreira, quando as tramas se passavam nos subúrbios cariocas e eram protagonizadas por jogadores de futebol, motoristas de van e outros personagens da fauna local.

? O selo de participação num certame como esses já é uma grande coisa. Ganhar um prêmio tem uma dimensão muito maior ? disse ele, em entrevista por Skype ao GLOBO à época do anúncio da vitória no festival.2015_803726448-dscn8798.jpg_20150330.jpg

Um mês depois, Quintanilha lançou um novo álbum no Brasil, ?Hinário nacional?, pela editora Veneta. Reunião de seis histórias que se entrelaçam de maneira muito sutil, o livro tem como tema dominante a violência que se manifesta de variadas formas na vida de pessoas comuns.

? A violência é algo que sempre me chocou muito. Faz parte da nossa vida de uma forma totalitária, nas mais íntimas relações. Para mim, é muito chocante que as pessoas sejam capazes de agir assim e, muitas vezes, nem se deem conta disso ? explica ele, em entrevista por Skype, de Barcelona, na Espanha, onde vive há 14 anos.