Cotidiano

HPV: Baixa procura ameaça duas mil doses de vacina

O receio de famílias para que adolescentes recebam a vacina contra o HPV, é motivo de preocupação para a Secretaria de Saúde de Cascavel. No estoque há três mil doses que vencem em agosto e quase duas mil delas podem ser descartadas.

“Devido à baixa procura poderemos perder duas mil doses. Ainda existe o mito de que a vacinação é um estímulo para a prática sexual, mas ao contrário, é uma forma de prevenção para a vida toda destes adolescentes”, afirma a coordenadora de programa de imunização de Cascavel, Cristina Carnaval.

Neste ano, cerca de dois mil adolescentes foram imunizados contra o vírus. A imunização está muito abaixo da meta estipulada pela Secretaria de Saúde. “Precisamos vacinar em torno de seis mil meninos e meninas”, lembra Cristina.

A faixa etária do grupo feminino que deve receber as duas doses da vacina é de 9 a 14 anos e do masculino, de 12 a 14 anos. “As doses são importantes para a prevenção do câncer do colo de útero, do anal e de boca”, lembra a coordenadora de imunização.

Ela ressalta ainda que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) de Cascavel disponibilizam gratuitamente as imunizações.

Diante da baixa procura em todo o País, o Ministério da Saúde estuda, inclusive, a ampliação da faixa etária para receber as doses.

Romulo Grigoli