Saúde

HPP reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

Levantamento recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia estima que entre 50 mil e 90 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer nos primeiros meses deste ano

HPP reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro), o HPP (Hospital Pequeno Príncipe), referência em oncopediatria há mais de cinco décadas, reforça a importância do diagnóstico precoce, especialmente durante a pandemia de coronavírus.

Levantamento recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia estima que entre 50 mil e 90 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer nos primeiros meses deste ano. Vale lembrar que a doença é a primeira causa de morte entre o público infantil (até 19 anos) no Brasil, mas, se descoberta precocemente, as chances de cura são de até 80%. Por isso, o medo e as incertezas provocadas pelo coronavírus não podem colocar em risco a saúde das crianças.

Em linhas gerais, todo e qualquer sintoma estranho deve ser levado a sério pelos pais, responsáveis e cuidadores, que devem procurar imediatamente um pediatra. “O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento e é o caminho que leva à cura. E quando se fala sobre casos de câncer que acometem pacientes que fazem parte do público infanto-juvenil, ele é essencial. Crianças e adolescentes respondem melhor ao tratamento com quimioterapia. Por isso, é importante que a doença seja descoberta o quanto antes”, explica a chefe do setor de Oncologia do Pequeno Príncipe, a médica Flora Mitie Watanabe.

Com 101 anos de atividades, o Pequeno Príncipe é um dos principais centros de tratamento oncopediátrico do País e o mais antigo e conceituado do Paraná. Altamente especializado no tratamento de doenças hemato-oncológicas, o HPP foi responsável, em 2019, por 1.093 internações e 7.775 atendimentos ambulatoriais, sendo que 80% dos pacientes são atendidos pelo SUS.

Além da excelência técnico-científica do tratamento oferecido, no hospital os pacientes recebem cuidado humanizado, multidisciplinar e podem contar com o apoio de profissionais de outras especialidades. Dessa forma, recebem um atendimento integral, que favorece ainda mais a recuperação. “Temos importantes avanços no diagnóstico com exames de imagem [ressonância magnética] e o diagnóstico molecular com o Laboratório Genômico. A integração da pesquisa com a prática clínica, por meio da participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, é outro diferencial”, acrescenta a chefe do setor no Pequeno Príncipe.

 

Sinal de alerta

A leucemia é o tipo mais comum de câncer em crianças, seguida de tumores do sistema nervoso central e linfomas e muitas vezes, os sintomas do câncer podem ser confundidos com doenças comuns da infância por isso é importante estar atentos aos seguintes sinais: