Cotidiano

Hotéis de Foz estimulam passeios de bicicleta ao ar livre

Pedalar por cenários que fizeram de Foz do Iguaçu a terra de uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza gera experiências inéditas e cria lembranças positivas

Hotéis de Foz estimulam passeios de bicicleta ao ar livre

Agendar passeios de bicicleta por cenários inesquecíveis como as Cataratas do Iguaçu ou pedalar por roteiros livres faz parte do novo serviço oferecido por hotéis de Foz do Iguaçu. A opção de aluguel de bikes começou recentemente nos dois hotéis da Rede Viale e foi criada para atender pedidos dos hóspedes como Adriano Fernandes Moraes, 44, que costuma pedalar trajetos longos e procura manter o hábito quando viaja, mesmo a trabalho: “Se não posso levar a minha bicicleta, eu procuro onde aluguem. É bem interessante disponibilizarem bikes, um atrativo bacana,” avaliou. O aluguel das bicicletas pode ser feito diretamente pelo site da rede ou via setor de reservas.

Passeios autônomos

Se estiver no Hotel Viale Tower, no centro de Foz, o hóspede pode fazer um roteiro próximo explorando imóveis históricos que fazem parte da fundação do município, há mais de 100 anos, como: a primeira igreja, matriz São João Batista; o prédio da primeira escola, localizada no topo da Avenida JK; o primeiro banco, na esquina da avenida Brasil com a Jorge Schimmelpfeng; e um colégio estadual criado em 1927 como Grupo Escolar Bartolomeu Mitre.

Já quem estiver hospedado no Viale Cataratas Hotel e Eventos e decidir fazer um passeio pelos arredores poderá seguir para a Ponte da Fraternidade que liga o Brasil à Argentina. Mesmo com a fronteira fechada, a ponte pode ser acessada até a metade de bike, o que rende fotos que serão um registro do atual momento atípico de pandemia em que vivemos. Também é possível acessar a ciclovia que margeia a única via de acesso às Cataratas do Iguaçu, avistando remanescentes da Mata Atlântica e, com sorte, algum animal nativo. Os que preferem um pedal mais avançado podem sair do hotel e ir direto para as Cataratas de bike.

Passeios guiados

Fazer das bicicletas uma nova opção de serviço hoteleiro é resultado de uma parceria da rede Viale com a empresa local Iguassu Bike Tour que disponibiliza, além das bikes Aro 26 e Aro 29, capacete e cadeado de segurança. O aluguel da bicicleta é por 24h, a partir do horário da retirada. Também há bicicletas infantis (Aro 20), recomendadas para crianças a partir de 10 anos. Crianças que tenham entre 1 e 5 anos podem se divertir nas cadeirinhas acopladas às bicicletas dos adultos.

Nas opções de passeios guiados, os hóspedes podem aderir a duas opções de roteiros: um deles (com grau de dificuldade médio, 24 km de extensão e 4 horas de duração) segue por trilhas rurais até uma cachoeira numa propriedade privada e o outro é dentro da área do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu (com grau de dificuldade baixo, 12 km de extensão e 2 horas de duração). “Levamos as bicicletas até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu e dali partimos para uma trilha de 1,2 km próxima a um dos rios que correm perto das quedas, onde havia uma antiga usina hidrelétrica,” explica José Ricardo Araújo, 36, responsável pelos passeios. Os guias vão compartilhando informações sobre a vegetação, a fauna e as condições do parque nacional.

Esse roteiro alternativo acaba não sendo acessado pelos turistas que entram de ônibus na unidade de conservação. Dali, o circuito segue pela rodovia privada de acesso às Cataratas, por onde frequentemente circulam animais que vivem no entorno das quedas. E se a pessoa que se aventurar de bike sentir alguma dificuldade, pode seguir o passeio embarcando num dos ônibus do parque. O valor de ingresso no Parque Nacional do Iguaçu é pago separadamente.

Pedal Viale

Para que os funcionários de variados setores dos hotéis possam explicar aos hóspedes a sensação de pedalar para explorar o entorno e até desbravar trilhas mais escondidas, os Hotéis Viale criaram o projeto “Pedal Viale”. Dois grupos já fizeram o roteiro pelas Cataratas do Iguaçu nos últimos dias, contando com a parceria da empresa Cataratas S.A., administradora do Parque Nacional do Iguaçu. Para o recepcionista Jefferson Aires Duarte, 31, agora vai ser mais fácil informar aos hóspedes como é a experiência: “Foi muito legal! Aprendi muito! Nunca tinha ouvido falar deste local perto das quedas onde já houve até geração de energia elétrica”.

Movimento do pedal

A iniciativa da rede hoteleira surge num momento em que aderir à pedalada está mais em alta que nunca: os passeios ao ar livre são ótima opção para evitar aglomerações e praticar esporte sem contato físico. Uma pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) aponta que, nos meses de setembro e outubro deste ano, a venda de bicicletas aumentou em 64% em comparação com o mesmo período de 2019. O cenário se repete em Foz. Cristiane Moscon, proprietária da loja especializada em ciclismo Foz Bike, chegou a vender a própria bicicleta para uma cliente em função da grande procura. Segundo ela, em paralelo ao aquecimento do setor, houve falta de produtos por causa da pandemia: “Passamos por uns 5 meses bem complicados, sem chegada de bikes, peças e mercadorias,” contou.

A iniciativa dos hotéis Viale surge como alternativa para quem quer viver a experiência do pedal sem precisar comprar uma bike. De acordo com a Aliança Bike, “os modelos mais procurados pelos ciclistas do país continuam sendo as chamadas bicicletas de entrada, com valores que variam entre R$ 800 e R$ 2 mil”. Para o gerente de marketing dos Hotéis Viale, Fernando Higa, os novos serviços são um diferencial criado tanto para atender turistas quanto moradores da cidade. “Os moradores de Foz têm descontos diferenciados. É um estímulo para pessoas que queiram viver essa experiência antes de fazer um investimento numa bicicleta própria,” incentiva ele. A iniciativa é mais um indício da capacidade de reinvenção da área hoteleira de Foz do Iguaçu, que hoje possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil.