Cotidiano

Hospital Universitário faz Dia de Combate ao Câncer de Pele

Cascavel – No mês de conscientização sobre o câncer de pele, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná promove um dia especial com atendimentos por profissionais e alunos, exames e esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de maior incidência no País.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele. Atenta a esse alto índice, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Em Cascavel, o HU promove neste sábado o Dia C de combate ao câncer de pele. Com atividades programadas das 8h às 12h, o evento contará com profissionais e alunos que farão rastreamento e atendimentos que visam identificar precocemente essa doença que cresce principalmente pelo descuido da população, que insiste em não se proteger de forma adequada.

O evento é voltado para a população em geral e não há necessidade de agendamento. Quem tiver alguma dúvida ou lesão que suspeite de câncer de pele pode se dirigir diretamente ao ambulatório do hospital.

Em 2016 foram feitos mais de 400 atendimentos no HU. Quando descoberto caso pré-canceroso, o tratamento começa imediatamente, de forma gratuita no hospital, incluindo procedimento cirúrgico, se necessário.