Saúde

Hospital Municipal de Foz tem alta adesão às boas práticas do paciente, segundo relatório da Anvisa

Avaliação considera critérios como estrutura e aplicação de boas práticas em serviços de saúde

Hospital Municipal de Foz tem alta adesão às boas práticas do paciente, segundo relatório da Anvisa

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, apresentou o melhor resultado em relação às práticas de segurança do paciente na classificação do relatório de autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, elaborado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na avaliação, são considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

Conforme os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% – 100%), conformidade média (34% – 66%), conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente. O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu foi considerado de conformidade alta.

Segundo a Anvisa, o relatório evidenciou também a importância da utilização do instrumento de autoavaliação das práticas de segurança por parte de profissionais que atuam nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), nos Núcleos de Segurança do Paciente e nas CCIHs (Comissões de Controle de Infecção Hospitalar) das instituições de saúde.

O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, ressaltou o comprometimento de um trabalho contínuo desenvolvido no intuito de garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. “Somos uma instituição 100% SUS e trabalhamos para proporcionar ao usuário um trabalho permanente de qualidade, desde a entrada na instituição até o momento da alta”. “Participamos dessa avaliação nacional para contribuirmos com informações para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde a todos os usuários do país”, complementou Fabriz.

 

Gestão da Qualidade

Para a enfermeira responsável pelo setor de Gestão da Qualidade da unidade hospitalar, Beatriz Pedro Rossini, os resultados da avaliação demonstram o esforço dos setores assistenciais em promover a segurança dos pacientes. “O setor da qualidade, readequado no início de 2018, recebeu adesão de todos os setores envolvidos, assim como da gestão do hospital, tendo como foco o compromisso com a qualidade e segurança ofertada aos usuários do hospital”, salientou a enfermeira.

Beatriz lembrou que a adesão à iniciativa da Anvisa, feita em 2019, foi voluntária. “Os formulários de autoavaliação são preenchidos pelo NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e conferidos pela coordenação municipal e estadual da Vigilância Sanitária”, explicou Beatriz.
O setor da Gestão da Qualidade no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, promove para a instituição um ambiente mais seguro para pacientes, colaboradores, com a uniformização de procedimentos, técnicas, materiais e medicamentos e o desenvolvimento da equipe de profissionais devido aos treinamentos realizados.