Cotidiano

Hospital Jácomo Lunardelli interrompe internamentos

Em quatro meses, direção já teria acumulado mais de R$ 400 mil em prejuízo

Cascavel – Apontado como uma das saídas para o caos na saúde pública de Cascavel, o Hospital Jácomo Lunardelli – antigo Santa Catarina – está fechado para internamentos. Segundo funcionários do local, apenas consultas médicas, principalmente pelo SAS (Sistema de Atendimento à Saúde) estão sendo feitas no Hospital.

De acordo com informações apuradas por O Paraná, desde o mês de dezembro do ano passado, alguns dias antes do Natal, o Hospital fechou, teoricamente para férias, e até então não reabriu oficialmente. O motivo do fechamento para internamentos seria o fato de que, em quatro meses de funcionamento da unidade de saúde, a direção já teria acumulado mais de R$ 400 mil em prejuízo.

E o não funcionamento do hospital reflete direta e negativamente na saúde pública, não só de Cascavel, mas de toda região. De acordo com o diretor-técnico do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste do Paraná), médico Rodrigo Nicácio, os servidores da área de saúde agem contra um sistema de saúde falido.

“Todos os dias temos inúmeros pacientes precisando de suporte hospitalar. Somente em Cascavel precisaríamos de pelo menos mais dez vagas de leitos só de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”.

Conforme o médico, há meses é citada a liberação de mais leitos.

“Aqueles dez leitos que foram anunciados, até agora está só na promessa. Enquanto isso, dezenas de pessoas, não só em Cascavel, mas em toda região Oeste e Sudoeste, onde o Samu atende, precisando de uma vaga”.

Ele destaca que a falta de leitos é responsabilidade de todos os governos.

“Isso não é algo exclusivo de Cascavel. O que precisa ser feito é que os governos federal, estadual e municipal façam a sua obrigação”.

A reportagem tentou contato, via telefone, com a direção do Hospital e com o diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, mas até o fechamento da edição não houve retorno em nenhum dos casos.

História

Em agosto de 2015, depois de quatro meses somente com serviços ambulatoriais, o Hospital Jácomo Lunardelli, antigo Hospital Santa Catarina, começou a receber pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), com a liberação de nove leitos pelo Sistema. Após a liberação da Vigilância Sanitária de Cascavel, foi anunciado que a administração do hospital cogitou a possibilidade de disponibilizar 70 leitos.