Cotidiano

Hospital Jácomo Lunardelli conta com 30 leitos pelo SUS

De acordo com o Município, proposta é de disponibilizar mais 40 vagas

Cascavel – Após três vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária, realizadas ainda no mês passado, o Hospital Jácomo Lunardelli, antigo Santa Catarina, conta atualmente com 30 leitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O estabelecimento de saúde passou por aproximadamente quatro meses de atendimento reduzido a serviços ambulatoriais e somente no início do mês passado passou a receber pacientes pelo sistema público, quando dez leitos da instituição foram disponibilizados.

De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade, as inspeções da Vigilância Sanitária do mês passado culminaram na liberação de mais 20 leitos.

“Já neste mês ocorreram inspeções para acompanhar o andamento do que foi permitido, sendo que mais 12 da chamada Ala B, vinculada ao Centro Cirúrgico, aguardam pela permissão”, relata.

O Município é quem realiza a inspeção e liberação por meio da Vigilância Sanitária. Segundo Andrade, a autorização de mais leitos pelo SUS aguarda por instalação de equipamentos.

“Há uma proposta do proprietário do estabelecimento de disponibilizar 70 leitos ao todo. Quando o hospital informar essa adequação, marcaremos a inspeção”.

A reportagem tentou contato com a direção do estabelecimento, mas não obteve retorno, mas a informação colhida da instituição é de que “o hospital aguarda por vistorias da Vigilância Sanitária para liberação de leitos do Centro Cirúrgico”.

Em Cascavel, há 529 leitos habilitados pelo SUS, sendo 210 no Hospital Universitário, 90 no Hospital São Lucas, 83 na Uopeccan, 83 no Ceonc e 63 no Hospital Nossa Senhora da Salete. Já os leitos do Hospital Jácomo Lunardelli ainda não se encontram habilitados.