Cotidiano

Hospital ganha brinquedoteca

O projeto desenvolveu-se depois da observação da falta de um espaço significativo e adequado à criança internada

Foz – O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, em parceria com o Rotary Club de Foz Nova Fronteira inaugurou no fim de semana a sua nova brinquedoteca do setor de Pediatria da instituição. O projeto idealizado pela psicóloga Paula Danielle Lopes e a assistente social Camila Conte Soares, colaboradoras da Fundação Municipal de Saúde, desenvolveu-se depois da observação da falta de um espaço significativo e adequado à criança internada.

“Nesse novo espaço, elas vão poder continuar o processo de desenvolvimento infantil, por meio de atividades voluntárias e livres, nas quais a criança representa suas angústias, seus medos, ou seja, todo o sofrimento emocional causado pelo processo de adoecimento e hospitalização”, explica Paula Danielle Lopes.

Ainda segundo a psicóloga Paula, estudos científicos comprovam que o “brincar” auxilia a superar os traumas dos processos de enfermidade e internação.

Já a assistente social Camila, destaca o valor da humanização no atendimento nesse projeto, uma vez que os pequenos apresentam até uma melhora na comunicação tanto com a equipe assistencial quanto com os familiares. A Brinquedoteca da instituição contou também com artistas da cidade que deram vida às paredes da unidade “enchendo” de cor e alegria o ambiente.

Diante da séria crise financeira do hospital, a inauguração da brinquedoteca é considerada uma grande notícia a quem depende da unidade de saúde.