Cotidiano

Hospital faz captação de órgãos

A captação foi realizada coincidentemente durante a Semana do Doador de Órgãos, que representa a esperança de uma nova vida

Foz – Na madrugada de ontem, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu fez nova captação de órgãos. O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em parceria com a equipe do Hospital Angelina Caron, de Curitiba.

A captação foi realizada coincidentemente durante a Semana do Doador de Órgãos, que representa a esperança de uma nova vida a partir da doação de órgãos e tecidos.  A morte encefálica foi confirmada por meio de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Todo o procedimento foi feito após a autorização e o “sim” da família. A doação deverá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante a partir deste gesto de amor ao próximo e de conscientização. A paciente tinha 57 anos e foi vítima de aneurisma cerebral. Foram captados fígado, rins e globo ocular.

Para ser um doador

O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).