Saúde

Hospital de Retaguarda reativará leitos de enfermaria para Covid

O secretário municipal de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, disse que o Retaguarda tem, no total, 30 leitos de UTI que estão em funcionamento e 28 leitos de enfermaria, mas que 20 deles estava sendo preparados para atendimentos em geral

Hospital de Retaguarda reativará leitos de enfermaria para Covid

Cascavel – O aumento dos casos da Covid-19 com a nova variante ômicron fez as autoridades de saúde reverem a quantidade de leitos exclusivos ou destinados para os pacientes que precisarem de internamento. Uma das mudanças impactou o sistema de atendimento do Hospital de Retaguarda de Cascavel, que vai reabrir os 20 leitos de enfermaria para pacientes de Covid até o fim desta semana.

O secretário municipal de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, disse que o Retaguarda tem, no total, 30 leitos de UTI que estão em funcionamento e 28 leitos de enfermaria, mas que 20 deles estava sendo preparados para atendimentos em geral. Porém, com a nova onda de casos, mesmo sendo “mais leves”, a saúde municipal deixou os leitos à disposição da 10ª Regional de Saúde para voltar atender os pacientes infectados pela Covid-19.

A diretora da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Lilimar Mori, explicou que ainda estão fazendo um levantamento com os hospitais de Cascavel e dos 25 municípios da região para, nos próximos dias, determinar a quantidade de leitos que serão reabertos, seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde que anunciou a reativação de mais de 500 leitos em todo o Paraná. Além da pandemia da Covid-19, o Estado também enfrenta a epidemia da Influenza H3N2. “Nos próximos dias teremos o dado mais concreto desta decisão”, disse Lilimar Mori.

 

Capacidade dobrada

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que a decisão foi tomada porque nas últimas semanas a Central de Regulação de Leitos apresentou uma alta na taxa de ocupação. Com esta mudança a capacidade de internamentos praticamente será dobrada, passando dos atuais 515 para 1.000 leitos enfermaria, um aumento de mais de 94%.

“Ao longo desses meses, com a redução da demanda e para atender outros casos, desativamos vários leitos, já que os internamentos tinham chegado a um número baixo. Mas, nesses últimos 15 dias vimos os casos da Covid-19 dispararem e não queremos ninguém desassistido”, afirmou Beto Preto. Nesta segunda-feira (24) foram positivados no estado 11.384 casos da Covid-19 e mais 17 óbitos pela a doença.

 

11 anos: Pais podem agendar vacinação

Os pais que tenham filhos com 11 anos já podem, a partir de hoje (25), fazer o agendamento da vacinação que ocorre nesta semana na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde de Cascavel. O agendamento ocorre para as crianças sem comorbidades. Além disso, podem tomar a primeira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, adolescentes com comorbidades, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência estão sendo vacinados diariamente, durante dias úteis. Os adolescentes, sem comorbidades, também estão sendo vacinados.
A segunda dose está sendo aplicada para vacinados com a 1ª dose até o dia 4 de janeiro e datas anteriores. Caso a data caia no final de semana ou feriado, a pessoa pode buscar a Unidade de Saúde no próximo dia útil. O vacinado deve voltar ao mesmo local da 1ª dose e ocorre das 8h às 16h em todas as unidades de saúde.

A dose de reforço ou terceira dose é para vacinados com a segunda dose até 25 de setembro e datas anteriores, das 8h às 16h em todas as unidades de saúde. Vale salientar que existem algumas especificidades, como a segunda dose da Coronavac que ocorre apenas na unidade de saúde do Bairro Cancelli, das 8h às 16h; segunda dose da Astrazeneca na unidade de Saúde São Cristóvão das 8h às 16h e a dose de reforço da Janssen, somente na unidade do Bairro Aclimação, das 8h às 16h.

 

 

Servidores da saúde afastados

A Secretaria Municipal de Saúde está tendo que se adaptar as novas formas e regras de vacinação e ainda conseguir manter o atendimento mesmo com a baixa no quadro de servidores, assim como nas empresas em geral. Segundo levantamento da secretaria, atualmente, existem 22 servidores afastados do trabalho de um total de 2.433 servidores da pasta. Desde o começo do ano foram 52 servidores por Covid-19 e Influenza.

Miroslau Bailak, secretário de saúde disse que o número é normal devido a pandemia e que é importante que as pessoas tenham consciência disso e paciência ao procurar um serviço de saúde e se deparar com menos pessoas atendendo. As unidades de saúde estão atendendo os casos de pacientes com sintomas gripais no período da manhã e, à tarde, pacientes com outros tipos de problemas.

 

Foz do Iguaçu exige comprovante de vacinação

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está exigindo o comprovante de vacinação para a entrada em eventos e em prédios públicos da administração municipal. Segundo o Poder Público, a medida neste momento se justifica devido ao grande aumento de novos casos de Covid registrado desde o início do ano, o que acarretou um aumento de quase 50% na procura pelos serviços da rede municipal de saúde. Embora o crescimento de casos tenha sido a maioria de pacientes com sintomas leves, houve aumento do número de internações pela doença e a maioria dos casos, mais de 80% de pessoas não vacinadas.

O prefeito Chico Brasileiro salientou que as atividades turísticas e comerciais em Foz do Iguaçu estão a pleno vapor, justamente devido ao avanço da vacinação, que possibilitou a diminuição das restrições e o retorno total das atividades. A exigência do comprovante de vacinação, segundo ele, será um atrativo ainda maior para os visitantes da cidade.

O principal objetivo da exigência do comprovante de vacinação é fazer com que as pessoas que ainda não receberam a primeira dose, ou estão com a segunda e terceira dose em atraso compareçam às unidades de saúde do Município para completar o esquema vacinal, garantindo maior proteção contra a Covid-19.