Cotidiano

Hospital aproxima mães de bebês da UTI Neonatal

Os meses de gestação são recheados de ansiedade e de muita expectativa. As mães imaginam o rosto do bebê, planejam o primeiro dia em casa e idealizam como será a vida com aquele novo ser. Para quase 100% delas esses sonhos são realizados. Mas para algumas mulheres essas fantasias são adiadas ou nunca concretizadas. Bebês prematuros, portadores de alguma infecção, com problemas de desenvolvimento no sistema cardíaco, neurológico ou digestivo podem sair direto da sala de parto para uma incubadora na UTI neonatal.

Pensando nesse cenário, a Comissão de Humanização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti promoveu ontem visita diferenciada entre as mães e os bebês internados na UTI Neonatal. “Como não há como determinar quando os bebês, que chegam a pesar 500 gramas, vão receber alta, e tendo a certeza que eles podem ficar poucos dias ou muitos meses internados, e muitas vezes sem poder sair de dentro da incubadora, pensamos em oferecer um momento de colo para os recém-nascidos”, explica a gerente da unidade e membro da comissão de humanização, enfermeira Tatiana Sejanes.

Segundo ela, as mães relatam que ver o filho na incubadora sem poder pegá-lo é de ficar sem ar. “As coisas básicas de mãe, como pegar no colo, amamentar, dar banho, trocar fralda, são passadas para a equipe de enfermagem”, frisa a gerente. Já para as pacientes internadas no Alojamento Conjunto (local onde ficam mamães e recém-nascidos após o parto) o presente foi algo singular, o pezinho do ‘seu bebê estampado em um cartão.