Cotidiano

Hortas em espaços públicos

O programa Cultivar Energia da Copel (Companhia de Engenharia Paranaense) em parceria da Prefeitura de Cascavel ofertará mais duas hortas comunitárias em áreas sob linhas de energia elétrica. O primeiro espaço foi disponibilizado na Avenida das Torres, no cruzamento com a Rua Cipreste, no Bairro Parque Verde, e já trouxe resultados para famílias da região.

Os mais de cinco mil metros quadrados de horta começaram a ser cultivados no ano passado e no mês de fevereiro deste ano ocorreu a primeira colheita de pés de alface, quiabo, salsinha, pimenta e tomate.

“A primeira horta do Programa Cultivar Energia, integrada ao projeto Agricultura Urbana da Prefeitura de Cascavel, está implantada oficialmente desde 23 de novembro de 2017. Com 5,7 mil metros quadrados devidamente cercados e sinalizados pela Copel, a horta está sob os cuidados de 13 famílias cadastradas pela Prefeitura”, afirma a Copel.

Por meio do projeto a Copel contribui para a ocupação social de espaços ociosos no intuito de promover inclusão, segurança alimentar e geração de renda. O poder público coordena as ações do programa com auxilio da Secretaria de Agricultura e do Território Cidadão.

Brazmadeira

As próximas hortas serão disponibilizadas nas regiões norte e sul da cidade. Uma das áreas escolhidas fica no Bairro Brazmadeira sob as linhas de transmissão 138 kV Pinheiros-Toledo no trecho entre as torres 2 e 3, por onde também passa a linha Pinheiros-Cascavel Norte.

Segundo a assessoria da Copel, a horta ocupará o canteiro triangular compreendido entre Rua Rio das Antas, Rua Ibema e Rua Poente do Sol. “A Prefeitura está fazendo um trabalho de integração com as famílias do bairro e, na sequência, vai executar a limpeza do local para que a Copel possa instalar as cercas e promover o treinamento sobre segurança com energia elétrica para as famílias cadastradas”, explica a assessoria.

Santa Felicidade

Outra horta comunitária contribuirá com moradores do Bairro Santa Felicidade. A expectativa é de que ela seja instalada sob as linhas de Transmissão 138 kV Cascavel-Pinheiros 1 e 2 na área da quadra adjacente e à leste da torre 4, limitadas pela Rua Cabo José Hermito e Rua Danilo Paladini. “A implantação desta horta comunitária está prevista para o segundo semestre deste ano”, ressalta a assessoria da Copel.