Cotidiano

Horta comunitária no Riviera

Mais uma horta comunitária está nascendo em Cascavel, agora no Conjunto Residencial Riviera. Equipes da Agricultura Urbana trabalham para que mais este espaço de cultivo de alimentos faça parte do programa implantado pela administração Leonaldo Paranhos, que visa à produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, sendo um instrumento de ação social e uma excelente estratégia de segurança alimentar e nutricional nas comunidades.

A nova horta foi arada e ontem começou receber as mudas de batata-doce, tomate cereja, quiabo, feijão e mandioca. De acordo com o coordenador executivo do Programa Território Cidadão, Ailton Lima, hoje temos em Cascavel 16 hortas implantadas. Dessas, cinco estão produzindo alimentos já e oito estão plantadas ou semeadas.

"A primeira delas, que serviu de projeto-piloto, no Território I do Bairro Cascavel Velho, serve de modelo não apenas para das demais hortas de Cascavel, mas também para municípios da região, que constantemente a visitam. Está a cada dia mais atrativa, produzindo a todo vapor, em parceria com a comunidade", detalha.

Programa

A Agricultura Urbana faz parte do programa Território Cidadão, em parceria com a Fundetec e a Secretaria de Agricultura. A previsão é de que o ano de 2017 seja encerrado com 20 hortas implantadas e todas produzindo, cumprindo o que prevê o programa, que é justamente a produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social com baixo custo de produção e o envolvimento da comunidade. "Além de produzir alimentos, a implantação de hortas visa, ainda, combater problemas de segurança pública relacionados a terrenos baldios e estimular o combate ao mosquito Aedes aegypti e outros insetos, a geração de renda, a inclusão social, a qualidade de vida e a colaboração com o meio ambiente", reforça o presidente da Fundetec e coordenador do Programa Território Cidadão, Alcione Tadeu Gomes, lembrando que "o sistema de irrigação das hortas será manual, para também incentivar a atividade física".

Parceria

As hortas implantadas até o momento estão sendo cultivadas em parceria com associações de moradores. O Município entra com o preparo do solo, adubação, plantio, assistência técnica e maquinário. "Entregamos a horta pronta e a associação de moradores assume os cuidados e a manutenção, sempre com assistência técnica da prefeitura, por meio da Fundetec/Agrotec e da Secretaria de Agricultura", detalha Alcione.