Cotidiano

Horas antes de cessar-fogo, Assad promete recuperar toda a Síria

SYRIA-CONFLICT-RELIGION-ISLAM-EID-ASSADDAMASCO ? O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira que pretende ?recuperar? todo o território que não está sob controle do regime, horas antes da entrada em vigor de um acordo de trégua. Ele fez uma aparição pública durante a oração de Eid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício, em uma mesquita de Daraya, antigo reduto rebelde próximo de Damasco. Síria

? O Estado sírio está determinado a recuperar todas as regiões que estão nas mãos dos terroristas e a restabelecer a segurança ? declarou Assad à imprensa estatal.

O regime utiliza a palavra terrorista para fazer referência a rebeldes e jihadistas.

? As Forças Armadas vão continuar seu trabalho sem hesitação (…) e independente dos fatores externos e internos ? completou Assad, a poucas horas do início do cessar-fogo, programado para 19h locais (13h de Brasília).

A imprensa estatal divulgou imagens de Assad ao lado de clérigos e dirigentes do partido Baath, além de altos funcionários do governo. Daraya, uma das primeiras cidades a entrar em conflito contra o regime, foi reconquistada pelo Exército sírio no fim de agosto, após a saída de milhares de rebeldes e de civis, submetidos durante quatro anos a um cerco agressivo e a bombardeios constantes.

O mufti da província de Damasco, Adnan al-Afyuni, que presidiu a cerimônia, declarou que Daraya deve ser um exemplo para a ?reconciliação entre todos os sírios e o fim dos combates?.

De acordo com declarações divulgadas pela agência oficial Sana, Assad ressaltou que os opositores estão se baseando em ilusões.

? Existem aqueles que têm ilusões e há cinco anos não se livraram das ilusões. ? Alguns apostavam em promessas do exterior. Estas promessas não se concretizarão ? disse o presidente, em referência aos países que apoiam a oposição, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Arábia Saudita e Turquia.

A oposição síria, por sua vez, pediu garantias sobre a aplicação do acordo de cessar-fogo.

? Esperamos que existam garantias e pedimos especialmente dos Estados Unidos, que é parte envolvida no acordo de trégua ? afirmou à agência AFP Salem al-Muslet, porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN) da oposição Síria.

A guerra de cinco anos na Síria provocou mais de 290 mil mortes.

O regime aprovou no fim de semana o acordo capitaneado entre Rússia e Estados Unidos sobre uma nova trégua nos combates. Oposição síria apresenta plano de transição política em Londres