Cotidiano

Horário eleitoral no Rio começa segunda-feira, sem redução de tempo

crivellafreixo.jpgRIO ? O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) confirmou nesta quinta-feira que as propagandas dos candidatos a prefeito Marcello Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), no horário eleitoral de televisão, começarão a ser exibidas na segunda-feira, dia 10, sem redução do tempo: cada campanha terá dez minutos à tarde e dez minutos à noite, além de 35 minutos em inserções durante a programação.

Crivella e Freixo haviam manifestado a intenção de propor a redução de cada bloco para cinco minutos, de modo a baratear os custos de produção dos programas. Depois que o juiz do TRE-RJ, Marcelo Rubioli, sinalizou que não via previsão legal para a redução, as campanhas desistiram e não chegaram a formalizar o pedido.

A reunião convocada pelo TRE com as campanhas, nesta quinta-feira, foi marcada por uma confusão do tribunal. Inicialmente, Rubioli informou que as propagandas começariam apenas no dia 15, porque o sistema informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não estava permitindo a edição da data de início da exibição dos programas.

Durante a reunião, um assessor de Rubioli se ausentou para fazer uma ligação ao TSE e retornou informando que a exibição estava liberada a partir da próxima segunda (10). Era apenas um problema técnico do sistema. Advogados da campanha de Crivella, então, pediram que a propaganda na TV começasse apenas na terça-feira (11), alegando preocupação em viabilizar o envio dos programas às emissoras no fim de semana.

? Houve essa solicitação da campanha do Crivella, mas minha decisão foi pela segunda-feira, tendo em vista dar o máximo de informação possível ao eleitor ? disse o juiz Rubioli.

No primeiro turno, Crivella tinha 1min11s de tempo de TV, e Marcelo Freixo, apenas 11 segundos.