Cotidiano

Horário de verão começa no domingo em 10 estados

Relógios devem ser adiantados em uma hora, deixando o domingo com 23 horas

São Paulo – O horário de verão começa no domingo (18) em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Distrito Federal. Nesses locais os relógios devem ser adiantados em uma hora, deixando o domingo com 23 horas de duração. A operação inversa, que vai marcar o final do horário de verão, será realizada à zero hora de 21 de fevereiro do ano que vem.

Com base em edições anteriores, a estimativa da Copel é que o horário de verão contribua para reduzir em 4,5% os níveis máximos de demanda por energia elétrica entre às 18h e às 21h. Isso corresponde a dispensar a injeção de 200 megawattts de potência no sistema elétrico estadual durante as horas de intenso consumo simultâneo. Tal valor equivale à demanda máxima de uma cidade como Maringá.

Demanda

Ao contrário do que muita gente pensa, a principal finalidade do horário de verão não é reduzir o consumo de eletricidade, mas distribuir de maneira mais racional a elevação da demanda das diversas classes consumidoras durante o horário de ponta, aliviando as condições de operação de instalações como usinas geradoras, subestações e linhas de transmissão.

Embora exista redução nos níveis de consumo, ela é da ordem de 0,5%, em decorrência da maior disponibilidade de iluminação natural, o que permite reduzir o tempo de uso de lâmpadas.