Cotidiano

Hong Sang-soo volta a questionar o signficado do amor em filme exibido em Berlim

BERLIM – Questão central na obra do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, o questionamento sobre o significado do amor e seu impacto no estado de espírito das pessoas está de volta em ?On the beach at night alone?, exibido na manhã desta quinta-feira na competição do 67º Festival de Berlim. O filme, sobre uma jovem atriz que dá um tempo na vida profissional após o término de um relacionamento com um homem casado, conquistou a atenção da plateia de jornalistas pela sutileza do humor das situações que cria. Links Berlim

Quando o filme começa, Younghee (Kim Minhee) está em Hamburgo, passando alguns dias na casa de uma amiga que mora na cidade. Durante os longos passeios das duas pelas ruas e parques da região, ela demonstra ansiedade pelo provável reencontro com o ex-amante, que se comprometeu a procurá-la na Alemanha. Na segunda parte da história, já de volta à Coreia, a jovem reencontra amigos em uma cidade costeira, onde foi buscar refúgio de seus problemas. Em conversas regadas a comida e muita bebida, Younghee volta a revelar ressentimentos em relação a suas decisões afetivas.

?Quem está qualificado a amar??, diz a jovem, na direção de seus interlocutores, quase sempre sobre a influência do álcool. Novamente sozinha, a atriz vai buscar a tranquilidade de um apartamento à beira da praia. É próximo à natureza onde ela se sente mais inclinada a refletir sobre as questões que a atormentam.

? Meus filmes nunca têm um objetivo único, ou uma lição de moral para dar. Eles apenas externam ideias simples e comuns nas vidas de todas as pessoas. Quando começo a fazer um filme, junto os atores e tento observá-los e combiná-los de maneira a tentar extrair algo deles. É assim que costumo trabalhar ? contou o autor de filmes como ?A visitante francesa? (2012) e ?Certo agora, errado antes? (2015), histórias sobre encontros promovidos pelo acaso, durante a coletiva de imprensa que se seguiu à projeção.