Policial

Homicídios e atentados coloca Polícia Militar em alerta

Caso mais recente foi registrado na manhã desta segunda-feira, em Pato Bragado

Curitiba – Os recentes homicídios e atentados contra policiais militares no Paraná colocou toda a corporação em alerta. O mais recente deles, na manhã desta segunda-feira (25), vitimou um soldado de Pato Bragado. Anilson Cândido de Moura foi alvejado com quatro tiros por suspeitos que estavam em um carro. O policial foi abordado pelos criminosos, que passaram a atirar contra ele.

Para se defender, o soldado se jogou em um bueiro às margens da estrada. Ferido, o PM conseguiu pedir socorro aos colegas e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Marechal Cândido Rondon, onde permanece internado, mas fora de risco. Até o fechamento desta edição, os suspeitos não haviam sido localizados. O Hyundai HB20 usado pelos bandidos foi abandonado na Linha Continental.

Do início de janeiro até agora, quatro policiais militares foram mortos. A última morte aconteceu na noite de sábado, em Curitiba. Newton Cesar Bittencourt Júnior, de 29 anos, foi baleado durante um assalto. Ele foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Na semana passada, os soldados Nilson Pinheiro da Veiga, de 38 anos, e James Wilson Camargo, de 39, foram assassinados em Curitiba e Colombo, respectivamente.

As polícias Militar e Civil, além do Departamento de Inteligência do Paraná, investigam os casos. As autoridades descartam que os casos tenham ligação ou foram ordenados por facções criminosas. Em nota, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato, pediu para que os policiais levantem a cabeça e sigam em frente na missão de proteger a sociedade.

“Infelizmente, em poucos dias, por motivos diversos e em circunstâncias absolutamente desconexas, companheiros de luta foram feridos ou perderam a vida”, disse. “A Polícia Militar do Paraná está em luto. Cada militar estadual sangra em sua alma e sente a dor de perder um irmão de farda de forma trágica”, completou Tortato.