Cotidiano

Homeopatia eleva renda e melhora vida no campo

Técnica ajuda a combater doenças em animais e plantas. Ela se traduz em avanços à atividade rural

Entre Rios – A homeopatia aos poucos encontra adeptos no campo, principalmente nos 22 municípios da região Oeste do Paraná que fazem parte da área de atendimento da Biolabore, cooperativa com sede em Santa Helena. Desde 2014, agricultores familiares receberam capacitações e empregam a técnica para combater doenças na criação animal e também nas lavouras, principalmente na agroecologia.

Todo trabalho realizado tem o acompanhamento técnico de uma equipe profissional formada por agrônomos, zootecnistas e tecnólogos em agroecologia, que vêm se especializando no assunto. São cerca de 700 agricultores assistidos pelo projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural em agroecologia financiado pelo governo federal. Foram realizados em um ano e meio de projeto 12 cursos compostos por dois dias com carga de 16 horas.

Os treinamentos repassam aos agricultores conhecimentos sobre a ciência homeopática, como surgiu, forma de ação, suas leis e como pode ser utilizada em animais e plantas, solo, água e ambiente, em função da necessidade de cada individuo ou mesmo do sistema de produção. As atividades ocorrem de acordo com a necessidade apresentada pelos agricultores. Os técnicos visitam as propriedades e analisam os problemas e apresentam caminhos, inibindo o uso dos agrotóxicos, beneficiando de forma indireta quem consome esses produtos.

Resultados nos plantéis

A homeopatia traz bons resultados na agropecuária. Ela integra agricultores que se encorajam a experimentar a técnica com medicamentos alopáticos. Entre esses produtores está o morador de Entre Rios do Oeste, Carlos Klein, que encontrou na homeopatia a melhoria na qualidade do leite. O agricultor enfrentava problemas frequentes com mastite e animais estressados.

Por meio da orientação do técnico da Biolabore, José Augusto Kolling, Klein diminuiu os gastos com medicamentos que chegavam a R$ 2 mil por mês e conseguiu salvar vacas com mastite ambiental. “Gastava com muitos remédios e não resolvia, inclusive descartava vacas. Depois de alguns meses aplicando a homeopatia melhorou o desempenho na produção, já fiquei dois meses sem mastite nos meus animais e economizou nos gastos com medicamentos”, conta Carlos Klein.

O técnico da Biolabore, José Augusto Kolling, informa que a aplicação da homeopatia é um trabalho em longo prazo que necessita de uma boa análise na propriedade, verificando os problemas, escolhas dos medicamentos e ajustes, conforme a necessidade do animal. Carlos Klein utiliza também a homeopatia para solucionar problemas de saúde na sua família. Prova dos bons resultados alcançados em sua propriedade é a busca pela especialização no assunto. “Eu faço todos os cursos possíveis para conseguir aperfeiçoar meus conhecimentos”, diz o pecuarista.