Cotidiano

Homenagem ao trabalho de "Macaxeira"

A mostra ?Obra & Vida Macaxeira? ficará em exposição no MIS, localizado no Centro Cultural Gilberto Mayer, até o dia 31 de agosto

Cascavel – A Secretaria de Cultura de Cascavel e o MIS (Museu da Imagem e do Som) – em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e por meio da Cosem (Coordenação do Sistema Estadual de Museus) abriu nesta semana a exposição em homenagem ao fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como Macaxeira. Servidor da Secretaria de Estado da Cultura desde 1980, Macaxeira faleceu em abril deste ano, deixando uma vasta obra e muitos admiradores de seu fiel estilo às origens da fotografia.

A mostra “Obra & Vida Macaxeira” ficará em exposição no MIS, localizado no Centro Cultural Gilberto Mayer, até o dia 31 de agosto fazendo parte também da programação do 9º Festival de Cinema de Cascavel.

A exposição será uma biografia visual da vida de Macaxeira, com fotos das suas andanças pelo litoral paranaense, retratando o cotidiano dos fandangueiros, num trabalho realizado para o Patrimônio Cultural.

FIEL ÀS ORIGENS
Apesar da grande modernização na área da fotografia nos últimos anos, Macaxeira nunca se rendeu às câmeras digitais. Ele fez questão de preservar o processo artesanal de revelação dos rolos de filme e ampliação das imagens em papéis fotográficos. No prédio da Secretaria ele mantinha um estúdio completo, com um vasto material produzido em 35 anos de carreira, o que é raro hoje em dia.

Pelas lentes de seus óculos, conta uma amiga, era possível ter ideia do quão vasto era seu trabalho. Segundo ela, de tanto repetir o gesto de aproximar a câmera para o clique, uma das lentes de seus óculos era riscada bem no centro, onde havia o contato com o visor.

O fotógrafo 

Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira, nasceu no dia 16 de outubro de 1949. Curitibano e morador do centro da Capital, era um apaixonado pelo Paraná, sentimento que ficou retratado em seu trabalho como fotógrafo. Com seu chapéu panamá, marca registrada, percorreu o Estado retratando a cultura e a arte paranaenses, principalmente do Litoral.

Esse encanto fez Macaxeira comprar uma casa na região do Parque Nacional do Superagui e produzir seu principal trabalho, o livro Fandango do Paraná – Olhares, que traz 150 imagens colhidas em 20 anos de cliques. Os textos são do primo do fotógrafo, o escritor e psiquiatra Edival Perrini.

O Centro Cultural Gilberto Mayer está localizado ao lado do Teatro Municipal de Cascavel e está aberto à visitação gratuitamente das 8h às 17h30.