Cotidiano

Homenagem ao Cascavel Rosa

O auditório da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) será palco de uma homenagem, na noite de hoje, a Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes. Ela receberá o título de Honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos frente ao Movimento Cascavel Rosa, da qual foi fundadora.

A homenagem foi concedida através do Decreto Legislativo n? 3, de 14 de setembro de 2017, de autoria do vereador Fernando Hallberg/PPL.

A dentista Simone Preisner Braga Côrtes, nascida em 27 de janeiro de 1968, mãe de duas filhas e casada, foi à fundadora do projeto Cascavel Rosa. Em 1998 ela descobriu um câncer de mama, iniciou o tratamento realizando a cirurgia e posteriormente as quimioterapias.

Uma amiga brasileira que residia nos Estados Unidos marcou este momento da vida de Simone, durante uma corrida na luta contra o câncer pelas ruas de Nova York, que na época era a segunda corrida do Outubro Rosa naquele país. Na camiseta ela colocou o nome de Simone no numeral de peito e encaminhou um foto para Simone dizendo: “Eu corri por você. Você vai vencer!”.

Outra vez

Em 2009 Simone teve câncer outra vez, realizou novamente uma cirurgia e posteriormente as sessões de quimioterapia. Acabou tendo que realizar uma mastectomia bilateral e novos questionamentos começaram. Com tantas buscas de informações, Simone achou importante compartilhar tudo o que aprendeu com outras pessoas.

Com a ideia do projeto em mente ela se reuniu com um grupo de amigas que também tiveram a doença ou familiares que passaram pela mesma situação, ela compartilhou a ideia do movimento.

Movimento

A partir de então o movimento Outubro Rosa ganhou força, e foram surgindo voluntários e apoiadores de diversas áreas da sociedade. O intuito do movimento é difundir através da informação a importância do diagnóstico precoce em várias áreas do câncer. Para isso os voluntários realizam palestras, orientações, contam a sua historia de luta contra esta doença, alertam sobre o perigo e sobre as formas de prevenção, além de auxiliar em como conseguir um lenço ou uma peruca.

O movimento Cascavel Rosa se tornou referência para outras cidades e em 2016 recebeu o título de utilidade pública Municipal.

Palestrante

Atualmente Simone atua como palestrante e coordena o projeto amor em fios, cujo objetivo é a estimular a formação de bancos de perucas e lenços em diversos locais e cidades, principalmente em cidades que não possuem hospitais específicos para tratamento do câncer.