Esportes

Homem tenta apagar tocha olímpica com extintor, em Joinville

A tocha olímpica chegou em Joinville, Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira e, no caminho até a pira, foi reverenciada pelos bailarinos de um marco da cidade, considerada a capital da dança: a escola de dança russa Ballet Bolshoi. A pira foi acesa pela bailarina Thaís Diógenes, a última condutora.

– É uma grande honra representar a minha cidade e os bailarinos – comentou, emocionada, a dançarina.

A chama chegou de barco pela cidade, vinda da vizinha São Francisco do Sul, e começou a trajetória nas mãos do artista plástico Juarez Machado na entrada principal da cidade por volta das 15h.

No trecho final da condução, um homem tentou apagar a tocha com um extintor de incêndio. A chama olímpica, na hora, era carregada por Viviane, motorista da Rio 2016. O homem foi rapidamente contido e detido pela Força Nacional, que faz a segurança no local.

Foram 88 condutores no total, entre eles a atleta paralímpica Ádria Santos, a maior medalhista feminina do Brasil, e o ex-nadador Eduardo Fischer, que participou das edições de 2000, em Sidney, e em 2004, em Atenas.

– É uma emoção muito grande carregar esta chama, que representa a união entre povos, o espírito olímpico que une os povos, culturas e países. Estou muito feliz de participar desta Olimpíada, mesmo que de forma mais lúdica – comentou o ex-nadador.

Durante todo o dia, shows e outras atrações animaram a cidade, com apresentações de artistas como a banda Bendito Bem e a Mello Band. A chama olímpica, que já viaja pelo país há 72 dias, passa a noite na cidade antes de seguir para São José dos Pinhais, no Paraná.