Cotidiano

Homem retira do abdômen tesouras esquecidas em cirurgia há 18 anos

tesouras.jpgNGUYEN, Tailândia ? Um vietnamita passou por uma operação para remover de seu abdômen duas tesouras esquecidas pelos médicos durante uma cirurgia realizada há 18 anos. Ma Van Nhat, atualmente com 54 anos de idade, foi submetido a uma cirurgia em 1998, após um acidente de carro, e apenas recentemente descobriu o erro dos cirurgiões.

Médicos especialistas voaram de Hanoi para ajudar na operação, realizada ao longo de três horas, na província tailandesa de Nguyen, no norte do país. O paciente tinha ido ao hospital depois de se envolver em um acidente de carro no mês passado, e um exame de ultrassom pareceu mostrar um instrumento afiado deitado à esquerda do seu estômago. Um segundo exame em um hospital em sua província, Bac Kan, eliminou qualquer dúvida: havia um par de tesouras cirúrgicas de 15 centímetros aninhado ao lado de seu cólon, relatou o jornal “Tuoi Tre”.

Ma Van Nhat diz que eles podem ter sido deixados dentro dele durante uma operação de 1998 no Hospital Geral de Bac Kan após ele ter se ferido em outro acidente de carro, informou o “Vietnam Express”. Ele não tinha notado nada desde então. Apenas sentiu recentemente uma dor de estômago, que não respondeu aos analgésicos.

Os cirurgiões que realizaram o procedimento para remover as tesouras observaram que os punhos enferrujados delas se prenderam a órgãos próximos.

O Ministério da Saúde do Vietnam ordenou que o Hospital Geral de Bac Kan informasse sobre quem pode ter deixado a tesoura dentro do paciente até o próximo final da semana. A diretora do hospital, Trinh Thi Luong, afirmou que fará o que puder para solucionar o caso e dar as punições devidas, mas médicos contaram ao jornal “Tuoi Tre” que os hospitais raramente mantêm registros de pacientes por mais de 15 anos.

O vietnamita Ma Van Nhat tem previsão de voltar para casa na próxima semana.