Cotidiano

Homem que sequestrou helicóptero para resgatar preso em SP é capturado

Jackson Cruz da Silva, que sequestrou um helicóptero em 2003 para tentar resgatar um preso no Presídio Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo), foi preso ontem em São Paulo, depois ter fugido da cadeia há um ano e meio. A prisão, resultado de investigações policiais, foi anunciada na tarde desta terça-feira.

Ele cumpria pena de 33 anos pelo crime, mas, em 2015, conseguiu progressão para o regime semiaberto e não voltou para a prisão após receber indulto no Dia dos Pais. Ontem, foi preso por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) em Pirituba, na zona oeste de São Paulo, com documentos falsos e um carro roubado.

A ação foi planejada para resgatar o preso Alexandre dos Santos, que tinha sido condenado a 25 anos de prisão. Na tentativa de resgate, o helicóptero chegou a pousar no telhado do presídio, mas a ação foi frustrada pela guarda penitenciária. Jackson e outro homem que planejaram o resgate, o preso que seria libertado e o piloto do helicóptero acabaram feridos com tiros de fuzis.