Cotidiano

Homem mais velho do mundo vai celebrar bar mitzvah com 100 anos de atraso

201609150856195714_AFP.jpg

RIO – O homem mais velho do mundo vai comemorar seu bat mitzvah com um século de “atraso”. Aos 113 anos, o polonês Yisrael Kristal deixou de celebrar o seu rito de passagem por causa da Primeira Guerra Mundial. Hoje morando em Haifa, Israel, o sobrevivente do Holocausto se prepara para receber cerca de cem parentes, que se reunirão para a festa, segundo a imprensa local.

Kristal foi reconhecido oficialmente como o homem mais velho do mundo em março deste ano. Ele completou seus 113 anos na semana passada, segundo o jornal “Times of Israel”. Nascido na cidade de Zarnow, na Polônia, ele não pôde comemorar o bar mitzvah porque fez 13 anos durante a Primeira Guerra. Seu pai estava no exército russo e sua mãe morreu três anos antes.

Em 1920, Kristal se mudou para a cidade de Lodz, também na Polônia, para trabalhar com parentes que administravam um negócio de venda doces. Ele continuou trabalhando nisso mesmo quando os nazistas obrigaram os judeus da cidade a morar num gueto, onde os seus dois filhos morreram. Em 1944, o polonês foi deportado para o terrível campo de trabalhos forçados de Auschwitz, onde sua mulher, com quem ele se casou aos 25 anos, foi morta em meio ao terror nazista.

Kristal começou uma nova fase da sua vida em 1950, quando se mudou para Haifa com a segunda mulher. Hoje, além de um filho e uma filha, o polonês tem netos e até bisnetos.