Cotidiano

Homem mais velho do mundo celebra bar mitzvah com um século de atraso

Israel-Kristal-oldest-man-full-image_tcm25-420327.jpg

JERUSALÉM ? Israel Kristal, de 113 anos, reconhecido pelo Guinness Book como o homem mais velho do mundo, celebrou neste fim de semana seu bar mitzvah com um século de atraso. Nascido na Polônia em 1903, ele não pôde passar pela cerimônia quando tinha 13 anos por conta da Primeira Guerra Mundial, em que seu pai lutou pelo exército russo.

Morador de Haifa, em Israel, o sobrevivente de duas guerras mundiais reuniu filhos, netos e quase 30 bisnetos para a cerimônia, segundo contou sua filha, Shulamith Kuperstoch, nesta quarta-feira. O polonês se mostrou feliz ao recitar a tradicional oração judaica de gratidão, segundo Shulamith.

Após o falecimento de seus pais, Kristal passou a trabalhar com parentes no comércio na cidade de Lodz, na Polônia. Mesmo quando os nazistas obrigaram os judeus de Lodz a morarem num gueto, ele continuou trabalhando. O polonês foi deportado para o campo de Auschwitz, onde sua mulher, com quem ele se casou aos 25 anos, e seus filhos foram mortos em meio ao terror nazista.

Em 1950, Kristal começou uma nova fase de vida e se mudou para Haifa com a segunda mulher. Hoje, além de um casal de filhos, o polonês tem netos e dezenas de bisnetos.

Ao receber o título de homem mais velho do mundo do Guinness Book , no início deste ano, Kristal declarou:

? Eu não sei qual é o segredo para uma vida longa. Eu acredito que tudo é determinado lá em cima e nós não saberemos nunca os motivos. Houve homens mais inteligentes, fortes e bonitos do que eu que não estão mais vivos. Tudo que nos resta é trabalhar o quanto pudermos e reconstruir o que foi perdido.