Cotidiano

Homem é preso em Dubai por publicar campanha de caridade no Facebook

7722235_1458485581.9886.jpg

DUBAI ? Um australiano pode ser condenado a um ano de prisão em Dubai por publicar no Facebook um link para a página de uma campanha de caridade que arrecada fundos para a compra de cobertores e roupas para crianças no Afeganistão, informa o ?Guardian?. Scott Richards, assessor de desenvolvimento econômico de Adelaide, foi preso no dia 28 de julho e mantido por 22 dias na delegacia de Al Muraqqabat antes de ser formalmente acusado, nesta sexta-feira, sob uma nova lei que bane ?captação de recursos sem permissão?.

A publicação compartilhada por Richards é para uma campanha de financiamento coletivo da Zwan Family Charity, que arrecada fundos para a compra de lonas, cobertores, roupas e meias quentes e sacos de dormir para crianças no campo de refugiados Chahari Qambar, nos arredores de Cabul, onde mais de cem crianças morreram de frio há quatro anos.

Nascido na Austrália, Richards vive com sua esposa e dois filhos em Dubai, e não sabia que estava violando uma nova lei que proíbe qualquer operação de levantamento de fundos para caridade que não esteja registrada nos Emirados Árabes Unidos. O economista de 42 anos pode ser condenado a pena que varia entre dois meses e um ano de detenção, além de multa de até 100 mil dirhams, cerca de R$ 88 mil.

A lei foi criada no ano passado, e proíbe doações e a publicidade de campanhas de arrecadação de recursos sem aprovação por escrito do departamento de assuntos islâmicos e atividades de caridade de Dubai.

? Constantemente os estrangeiros violam as leis nos Emirados Árabes Unidos e também são vítimas de outras pessoas poreque é muito fácil para um indivíduo fazer uma queixa policial contra outra pessoa ? disse Radha Stirling, do grupo Detained in Dubai (Detidos em Dubai), em entrevista à ABC. ? Existem tantas leis, e é tão diferente, mas os EAU não se esforçam para informar os estrangeiros. Em um caso como esse, que é obviamente tão injusto, nós esperamos uma intervenção diplomática do governo da Austrália.