Cotidiano

Homem descobre R$ 14,5 milhões em ouro em casa herdada

gold-163519_960_720.jpg

RIO – Não é só na Urca, no Rio de Janeiro, que o dinheiro está aparecendo para alguns sortudos: um homem francês encontrou barras e moedas de ouro com valor equivalente a cerca de R$ 14,5 milhões em uma casa que herdou recentemente. Segundo um auditor local, o ?tesouro? encontrado pesa cerca de 100 quilos e estava ?extremamente bem escondido? nos móveis e no banheiro de uma casa em Évreux, na Normandia.

? Havia 5 mil moedas, duas barras de 12 quilos e 37 lingotes de um quilo ? contou à agência AFP o auditor local Nicoles Fierfort, confirmando a história revelada pelo jornal local ?La Depeche?.

Firefort havia visitado a casa, inicialmente, para estimar o valor dos móveis para uma venda que seria feita pelo novo proprietário. Foi somente quando o herdeiro começou a mexer nos móveis que ele tropeçou no esconderijo. Primeiro, ele encontrou uma pequena caixa com moedas perto de um móvel. Depois, ele começou a seguir os achados e encontrou uma garrafa de uísque, posteriormente chegando no prêmio: uma pilha de barras de ouro pesando 12 quilos.

? Nesse ponto, ele chamou o seu advogado para fazer um inventário ? disse Fierfort.

O ouro foi comprado entre os anos 1950 e 1960. Todos os certificados de autencidade do metal foram posteriormente encontrados.

Mas o jornal ?La Depeche? lembrou que o verdadeiro vencedor pode ser o ?Leão?: além de estar sujeito a um imposto sobre a herança de 45%, o herdeiro pode ter que pagar três anos de impostos caso o falecido não tenha declarado estes bens.